Resenha: Deslembrança

em 26 maio 2012


Livro: Deslembrança
Autor:
Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Sinopse:
"Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado."
  
Esse livro já me chamou atenção logo de cara por sua capa e sinopse e assim que chegou aqui em casa fui correndo pegar para ler.
London é uma adolescente que frequenta o colégio, tem sua mulher amiga e até aquele menino lindo que faz o seu coração disparar toda vez que o vê.
Sua vida seria absolutamente normal se não fosse por um detalhe, todas as madrugadas  ela perde completamente a memória e as únicas lembranças que aparecem em sua cabeça são cenas do futuro, de coisas que ainda vão acontecer com ela e com as pessoas próximas a ela. 


"No meio da noite , com a caneta na mão, minha esperança se esvai. O agasalho de Luke está na máquina de lavar, mas seu rosto praticamente desapareceu. Durante três horas, tentei vinculá-lo as minhas lembranças do futuro. Fiz perguntas a mim mesma: Temos aulas em comum? Vamos namorar? Vamos manter contato por anos? Mas, com o relógio se aproximando das 4h 33 - o momento em que minha mente zera e minha memória é apagada -, preciso admitir que Luke Henry não está em lugar nenhum."


Para tentar levar uma vida comum todas as noites antes de dormir ela escreve bilhetes e mensagens no celular com as coisas e fatos importantes que aconteceram em sua vida ou que apareceram em suas visões do futuro.
London lida muito bem com esse "problema" e apesar de perder a memória todos os dias para ela é natural acordar e ler os seus bilhetes, ir para o colégio e tocar a sua vida como se fosse igual a todas as outras garotas de sua idade.  


 "Começo pelo dever que o bilhete de hoje de manhã me disse que deixei de fazer ontem a noite. Os outros alunos conversam sabendo das últimas fofocas antes que o sinal toque.
 - E nos encontramos de novo - diz uma agradável voz masculina, que surge do nada.
Acho que ele está falando com alguém da outra mesa, mas, mesmo assim levanto os olhos.
Então, prendo a respiração.
O garoto que está de pé do outro lado da mesa, e que está prestes a sentar comigo, é absolutamente lindo."


Uma das melhores coisas da história é o romance dela com o Luke, um personagem extremamente fofo e carinhoso que com certeza faria qualquer garota suspirar.
As melhores cenas do livro para mim sem dúvida nenhuma são as dos dois juntos e algumas até me fizeram lembrar aquele famoso filme "Como se fosse a primeira vez" do Adam Sandler que eu já assisti mais de mil vezes na sessão da tarde e adoro. 


"Ele volta a fitar os meus olhos, e ficamos nos encarando por algum tempo. E ai, antes que eu possa me preocupar com o que ele está fazendo, Luke se aproxima e me beija. Muito de leve, a princípio, e depois com mais determinação. O beijo é suave e elétrico ao mesmo tempo. É tão perfeito que, antes que termine, fico desolada porque depois não vou me lembrar."


A narrativa é leve e a leitura é bem rápida, a única coisa que senti falta foi de uma explicação mais detalhada de algumas coisas, senti que a autora correu um pouco com a história no final e deixou fatos importantes sem explicação. 
Mesmo assim gostei bastante da história e o livro entrou para a categoria dos livros fofos para você ler em uma tarde que está a procura de algo leve e de um romance bonitinho. 
_______________________________________

 

7 comentários:

  1. Oi Tais!

    Eu estava tão animada para ler esse livro. A proposta e a sinopse são incríveis. Mas, comecei a ver umas resenhas não muito positivas. Você mesmo disse que no final a autora deixa coisas sem amarrar e eu odeio isso! Começa bem e não consegue fazer um bom final.
    Coloquei lá no fim da minha lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu curti bastante o livro quando eu li. Mas como você disse algumas coisas não ficaram esclarecidas, bem explicadas, e se passaram despercebidas pela autora, como se ela quisesse terminar logo a história e 'se esquecido' de explicar melhor os fatos. Boa resenha :)

    www.blogmundodamoda.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, com certeza deve ser muito bonito! Fiquei apaixonada pelos trechos, quero em breve ler Deslembraça!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Quero muito ter esse livro, mas às vezes encontro muito caro, belas suas palavras sobre o livro, espero chegar a entender completamente quando comprar e conseguir ler, entender essa falta de detalhes tbm me deixou curiosa.
    Maravilhosa resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Taís!
    O mais interessante as que as opiniões sobre esse livro são praticamente as mesmas: todo mundo diz que é muito fofinho, mas que faltaram explicações hahaha

    Não cheguei a pedir esse livro pra Intrínseca, acho que não tava muito no clima :P

    Mas, quem sabe, talvez eu ainda peça :D

    Adorei sua resenha! \o/

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  6. Resenha muito bem escrita.
    Nunca li nada nesse tema, fiquei curiosa.

    bjs
    Angêlica

    ResponderExcluir
  7. A capa é bonita... mas não passa a ideia nem de longe do que a London passa... deve ser mesmo terrível não lembrar dos acontecimentos e ainda assim ver o futuro??? o.O
    Assustador!!!

    ResponderExcluir



Topo