Resenha: O Circo da Noite

em 28 março 2012


Livro: O Circo da Noite
Autora:
Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca

.
Dessa vez diferente das resenhas que costumo postar por aqui resolvi não colocar a sinopse do livro em cima da resenha pois ela contem alguns spoilers e pode criar expectativas aos leitores que não serão atendidas.
.
"O circo da noite" é um livro que tem causado bastante polêmica desde o seu lançamento e confesso que antes de começar a lê-lo estava com um pouco de medo do que iria encontrar pela frente.
Já nas primeiras páginas vemos ao longe um enorme circo com várias tentas listradas nas cores preto e branco aparecer do nada diante dos nossos olhos e somos convidados a entrar nesse misterioso e mágico local chamado Le Cirque des Rêves.

"Os portões de ferro estremecem e se destrancam, como que por vontade própria. Abrem-se para fora, convidando a multidão a adentrar.
Agora o circo está aberto.
Agora você pode entrar."


Mais antes de entrar voltamos um pouco no tempo e conhecemos de perto dois jovens. 
Um deles é Celia uma menina que foi criada pelo pai (um famoso ilusionista) apos sua mãe cometer suicídio quando ela tinha apenas 6 anos. Hector, ou o famoso mágico Próspero como é conhecido decide ensinar a filha tudo o que sabe de uma forma rígida, prática e algumas vezes até assustadora colocando a menina em um perigoso jogo sem que ela saiba as regras e nem como irá terminar. 
O outro jovem é Marco um menino que foi tirado de um orfanato ainda criança justamente com o objetivo de ser o concorrente de Celia no jogo. 
Marco foi criado por um misterioso homem de terno cinza que o ensinou magia de uma forma teórica e totalmente oposta ao tipo de ensino que Celia teve de seu pai.

O jovem tenta em vão retirar o anel do dedo enquanto ele se dissolve em sua pele.
-Vínculos são permanentes, meu rapaz - diz o homem de terno cinza.
- A que estou ligado? - pergunta o garoto, olhando espantado a cizatriz no lugar onde o anel estava instantes atrás.
- A uma obrigação que você já tinha e a uma pessoa que você só vai conhecer daqui a algum tempo...

Ao contrário do que se possa pensar o foco do livro não é o jogo e nem o romance de Celia e Marco que a propósito é muito lindo e sutil.
O foco principal da narrativa é justamente o circo e tudo o que ele representa para as pessoas que estão dentro dele e a sua volta. 

Le Cirque des Rêves não é daqueles circos convencionais que estamos acostumados a ver por ai é um lugar muito mais mágico e encantador diferente de tudo o que você já viu. 
A descrição dele e se suas atrações é simplesmente envolvente e em muitos momentos eu me senti ali dentro acendendo uma vela na árvore dos desejos, visitando o encantador jardim de inverno e me aventurando no labirinto de nuvens.
O clima de magia permanece durante toda narrativa que é feita em 3ª pessoa e nos proporciona ver o circo através dos olhos de vários personagens diferentes. 

“Nessa tenda, suspensa bem acima de você, há pessoas. Acrobatas, trapezistas, equilibristas... Você assiste às apresentações de seu precário ponto de vista, exatamente embaixo dos artistas, e não há nada entre vocês. Não há redes de proteção... Você não tem coragem de ver. Não consegue desviar o olhar!”


Depois da leitura eu entendi o porquê algumas pessoas não gostaram do livro, ele realmente é bem diferente de tudo o que estamos acostumados a ler por ai e quem espera encontrar um romance como foco principal se decepciona bastante. 
Para mim a história funcionou perfeitamente e consegui me envolver do começo ao fim a ponto de considerar "O circo da noite" um livro perfeito desde a sua capa, diagramação até a sua complexa e envolvente história. 




11 comentários:

  1. Eu gostei do livro a ponto de querer relê-lo, mas não me conquistou logo no início, confesso. A não ser se levar em consideração a capa MARAVILHOSA da obra. <3

    O Circo é realmente fantástico, o melhor personagem do livro. E, apesar de saber que não é pra qualquer leitor, recomendo pra quem se interessar pela história - não pela sinopse, que não tem nada a ver =x

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  2. Nossa que capa linda.
    Sou apaixonada por circo desde de criança e depois de ler a sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro e pretendo comprar.

    bjs
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Oie Tais
    Eu estava com medinho de iniciar a leitura, e não ser tudo aquilo que eu esperava, e confesso que gostei muito.
    O circo é de fato o personagem principal, mas eu me envolvi com o romance de Marco e Celia.
    Um livro que com certeza irei reler em breve.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Primeiro quero agradecer a visita no meu blog e pelo comentário!!
    Fiquei encantada com este livro, a capa me deixou muito curiosa!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Tais
    Recebi seu recadinho, pode ter certeza que de manheira nenhuma ficarei chateada de você postar meu mimo de páscoa na segunda feira, até porque dia dois de abril é uma data especial para mim. Dia que comemoro mais um ano de vida. Estou certa que irei amar o que você preparou para mim.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, mais uma que também gostou de O Circo da Noite!
    EU AMEI!!!!!!!! Não consigo parar de pensar nesse livro, na história maravilhosa, nos personagens e no circo! *-*
    Achei o livro lindo!
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu estava já na página 280 quando fui assaltada e me levaram este livro (e várias outras coisas que estavam em minha mochila). Então não terminei de ler, mas confesso que nem estou tão curiosa pra descobrir o final porque, até então, o livro não tinha me conquistado. :S
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu quero tanto ler esse livro! Primeiro que essa capa é maravilhosa e depois que já li muitas resenhas lindas a respeito dele.
    Me apaixonei de cara. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Tais!
    Nossa, a sinopse original tinha spoiler?! Que sacanagem ¬¬
    Eu ainda não sei se quero ler esse livro, acho que não me interessei muito...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oláa querida!Queria pedir sua ajuda. To mudando o visu do blog(de novo) Coloquei duas opções.Pode votar em uma?
    Brigaduuuuuu rs Bjuuu
    www.alinexiloca.com

    ResponderExcluir
  11. Já li mesmo várias resenhas decepcionadas com o livro, justamente por esse foco que a sinopse dá no romance enquanto na história mesmo, ele fica em segundo plano. Mas estou doida pra poder ler, adoro livros assim!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir



Topo