[Resenha] Uma História Incomum Sobre Livros e Magia

em 04 junho 2016

Livro: Uma História Incomum Sobre Livros e Magia
Autora: Lisa Papademetriou
Editora: Arqueiro

Compre com desconto: http://oferta.vc/r_si

Sinopse:

"Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha. Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco. Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes."

Não posso negar que a primeira coisa que chamou a minha atenção neste livro foi a sua capa fofa e colorida, porém a sinopse diferente e instigante também despertou bastante curiosidade e vontade de apostar nessa leitura.
O livro é protagonizado por Kia e Leila, duas garotas que estão em lados opostos do mundo: Kia está visitando a sua tia avó no Texas e Leila está passando uns dias com a família de seu pai no Paquistão.
Durante essas viagens as duas encontram o mesmo livro, um exemplar misterioso que possui apenas algumas frases escritas e o restante de folhas em branco, como se estivesse desafiando o leitor a escrever a sua história.
Com o título de O cadáver Excêntrico, o livro sempre reage a cada nova frase escrita por elas e quando Kia escreve algo em seu livro, esse escrito aparece imediatamente no livro de Leila.
Além de ter a oportunidade de conversar através do livro, as duas garotas juntas começam a conhecer a mágica história de amor de Ralph e Edwina.

” Você está tentando me dizer alguma coisa? , escreveu ela. Fechou o livro. Contou até cinquenta. Então voltou a abri-lo e soltou um gemido. Uma nova frase havia aparecido: Eu pensei que você é que estava tentando me dizer alguma coisa“.

O romance de Ralph e Edwina que aconteceu há 50 anos tem a mesma pureza e leveza dos pensamentos e atitudes de Kia e Leila, nos mostrando o verdadeiro valor do amor e da amizade.  
Através dessa história a autora também nos permite conhecer um pouco mais de duas culturas diferentes e ver como duas crianças de doze anos se adaptam a elas.
Com um começo mais introdutório e lento, cheguei a achar que não gostaria muito dessa leitura, mas aos poucos ela foi me conquistando e mostrando o seu valor.
As duas protagonistas com personalidades completamente diferentes uma da outra de certa forma se completam e encantam com a doçura e leveza do começo de uma amizade na infância. 

 “Não sabia que, às vezes, encontrar um amigo de verdade pode nos fazer perceber melhor a solidão que há na nossa vida até aquele momento”.

Como o título mesmo já diz essa é uma história incomum e repleta de magia.
Com uma narrativa leve e descontraída o narrador além de nos apresentar as histórias das duas garotas também assume voz própria e durante os capítulos faz vários comentários em primeira pessoa sobre os principais acontecimentos da história.
Uma fantasia infanto-juvenil muito rápida e gostosa de acompanhar e que por muitas vezes nos faz imaginar que estamos lendo um conto de fadas.
Livro mais do que indicado para crianças de todas as idades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo