Image Map

27 janeiro 2016

[Resenha] Todos os Nossos Ontens

Livro: Todos os Nossos Ontens
Autora: Cristin Terrill
Editora: Novo Conceito

Compre com desconto: http://oferta.vc/proC

Sinopse:

"O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?

Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse? Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo..."

Livros que tem em sua temática viagens no tempo sempre acabam chamando bastante a minha atenção, e este foi um dos motivos que me fez desejar a leitura de Todos os Nossos Ontens assim que li a sua sinopse.
No livro estamos em um futuro caótico onde o governo possui uma máquina do tempo.
A máquina que leva o nome de Cassandra e inicialmente foi desenvolvida com o intuído de ajudar a sociedade nas guerras e desastres naturais, acabou se transformando em uma poderosa fonte de ambição, sendo utilizada para destruir países rivais e oprimir os menos favorecidos.

"Viagem no tempo não é uma maravilha; é uma abominação."

A história é narrada em primeira pessoa e intercala o passado, presente e futuro em uma trama envolvente e intrigante.
No passado acompanhamos a vida de três amigos que possuem uma ligação direta com a construção de Cassandra e no presente a nossa protagonista é Em, uma prisioneira do governo que vivi em uma minúscula cela onde é cruelmente torturada.
Há alguns dias, Em inexplicavelmente está intrigada com o ralo de sua cela e pensando em uma forma de abri-lo. Quando finalmente consegue, Em tira de lá de dentro um papel que parece ter sido escrito por ela mesma no passado e entre as várias mensagens escritas, tem o assustador e importante recado: “Você tem que matá-lo”.
Após decifrar o recado, com a ajuda de um dos guardas, ela e o amigo Finn (que está preso na cela ao lado) conseguem escapar de suas celas e usar a Cassandra para voltar ao passado e tentar impedir que ela seja construída.

''Não me lembro dos acontecimentos que me fizeram escrever aquelas linhas, mas aquelas versões passadas de mim mesma, cópias de mim que não existem mais, deixaram-me pistas suficientes para descobrir.''

Todos os nossos Ontens trás um verdadeiro jogo que mistura política, ganância e poder em uma realidade que infelizmente não está muito distante da que vivemos atualmente. A história é envolvente do inicio ao fim e nos faz refletir sobre até que ponto o poder pode transformar o ser humano e transformar o desejo de fazer o bem em destruição.
Com uma mistura de ficção cientifica e distopia e recheado de cenas de ação e suspense, o livro também tem uma história de amor muito fofa.
Apesar das dicas deixadas pela autora ao longo da história e de algumas passagens bem previsíveis, o final é surpreendente e emociona bastante.
Estou bem acostumada com livros do gênero distópico que fazem parte de trilogias ou séries, porém Todos os Nossos Ontens felizmente é um livro único. A autora contou em sua página no facebook que até tentou escrever uma continuação, mas não conseguiu e acabou desistindo da ideia de prolongar esta história.
Uma ótima leitura para quem é fã do gênero e está a fim de uma premissa completamente nova fugindo da clássica divisão da sociedade em grupos. 

1 comentários:

  1. oi Thais tudo bem?
    Te confesso que apesar de ter ficado animada com o enredo a coisa não foi pra frente, realmente esses mundos distópicos caóticos não são pra mim
    :/
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Leitora Fashion © Todos os direitos reservados
leitorafashion@gmail.com