Resenha: O grande Gatsby

em 14 junho 2013

Livro: O grande Gatsby
Autora: F. Scott Fitzgerald
Editora: Penguin

Sinopse:  
"Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente."

Não costumo ler muitos clássicos, porém com a proximidade do lançamento do filme comecei a ficar bem curiosa a respeito do livro e decidi arriscar a leitura e felizmente me surpreendi bastante.
O livro conta a história de Jay Gatsby, um milionário que adora dar festas glamourosas em sua casa em West Egg e além disso é obcecado e apaixonado por Daisy.
Jay é um personagem misterioso e retrata muito bem o "sonho americano" e até onde as pessoas vão em busca de alcança-lo.

"De tudo o que me disse, mesmo em meio ao seu sentimentalismo pavoroso, lembrei-me de algo - um ritmo evasivo, um fragmento de palavras perdidas que eu já ouvira em algum lugar, havia muito tempo. Por um instante, uma frase quis tomar forma e minha boca, e meus lábios se abriram como os de um tolo, como se relutassem contra algo além do sopro de perplexidade no ar. Mas não saiu nada, e aquilo que quase lembrei se calou pra sempre".

A história se passa em 1920 sendo narrada em primeira pessoa por Nick Carraway, o vizinho de Gatsby e primo da Dayse.
No começo a narrativa pode ser um pouco confusa por conta de Nick não ser o personagem principal da história, porém aos poucos você vai se acostumando e entrando de vez no universo narrado por ele.
Todos os personagens são muito bem construídos e caracterizados, porém o que mais me chamou atenção no livro foi o relato de uma época e estilo de vida.
O autor soube retratar muito bem os costumes, características e pensamentos de uma realidade bem diferente da nossa.
O filme estrelado por Leonardo DiCaprio estreou nos cinemas na sexta-feira passada e eu estou bem curiosa para assistir.

_________________________________________


Um comentário:

  1. Com o lançamento do filme, acredito que várias pessoas ficaram curiosas para conhecer a história. eu, assim como você, também quero ler e saber o que há de tão interessante nesta obra prima de Fitzgerald.
    Beijos.

    ResponderExcluir



Topo