Resenha: Esposa 22

em 24 novembro 2012

Livro: Esposa 22
Autora: Melanie Gideon 
Editora: Intrínseca 
 

Sinopse:
"Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento."

Esse livro me chamou atenção desde o seu lançamento, achei a capa fofa e a sinopse bem interessante.
Alice é professora, casada com William e tem dois filhos: um menino de doze anos e uma menina de quinze.
Após quase vinte anos de casamento e uma rotina diária sem muita animação e nem novidades ela recebe um e-mail com um convite para participar de uma pesquisa sobre casamento e decide aceitar por curiosidade.
Conforme vai respondendo as perguntas e se comunicando com o Pesquisador 101 ela acaba repensando em sua vida e ficando cada vez mais encantada com o simpático e misterioso pesquisador.

"CAIXA DE SPAM 
De: Centro Netherfield para o Estudo do Casamento
Assunto: Você foi selecionada para participar de uma pesquisa sobre o casamento.
Data: 1º de maio 9h 29
Para: Alice Buckle <alicebuckle@rocketmail.com>
MOVER PARA CAIXA DE ENTRADA"
 
O livro é bem atrativo, e em sua diagramação possui páginas em formato de e-mails, mensagens e status do facebook, sms e até mesmo páginas de buscas no google.
A história em si é interessante e chama bastante atenção, mais confesso que não consegui ter uma ligação maior com a personagem principal Alice.
Geralmente quando o livro é narrado em 1ª pessoa nos sentimos parte da história que está sendo contada, e comigo isso infelizmente não aconteceu em "Esposa 22".

"Estou sentada em um banco, telefone em punho, enquanto umas cem crianças correm ao meu redor. Estou tomando conta do recreio, dizem que é exaustivo e tedioso ao extremo, mais eu não me importo. Sou excelente em examinar rapidamente esse mar de crianças... "

No começo da leitura eu estava bem empolgada mais aos poucos fui perdendo o interesse e algumas coisas chegaram até a me incomodar um pouco, como o fato de ao longo da narrativa temos as respostas que Alice dava na pesquisa e não as perguntas.
As perguntas estão todas listadas nas últimas páginas como uma espécie de glossário e achei isso bem ruim pois toda vez que ficava curiosa a respeito de uma resposta que ela deu tinha que ir até as últimas páginas procurar a pergunta que foi feita e com isso acabava perdendo um pouco o ritmo da leitura.
Apesar disso tenho que admitir que o tema do livro é bem atual e o final é bem surpreendente e nos fazem pensar o quando o mundo virtual afeta as nossas vidas hoje em dia.
_________________________________

3 comentários:

  1. Também estou bem curiosa quanto a esse livro e devo ler em breve. Mas fiquei preocupada com a sua nota rs. Isso das perguntas ficarem lá no final do livro é meio chato. Me lembra um livro que li (e não lembro qual) onde as notas de rodapé ficavam na última página, resultado, eu desisti de ler as notas, pq não dava pra ficar indo lá toda hora.

    Enfim, tenho esperanças de pelo menos me envolver com Alice rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Taís!
    Vi uma outra resenha super empolgada sobre o livro e fiquei bem curiosa pra lê-lo. A sua, apesar de não tão empolgada assim, não me desanimou.
    Isso das perguntas deve ser chatinho mesmo, de ter que ficar procurando.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Taís, que pena ver que o livro não agradou. Não gostei dessa ideia do sumário também, sempre acho que atrasa a leitura. Eu estava curiosa quanto a Esposa 22, mas agora perdi a vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir



Topo