Resenha: O melhor de mim

em 24 abril 2012


Livro: O melhor de mim
Autor:
Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro


Sinopse:
"Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.
Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las."

Quando se trata de Nicholas Sparks sempre sabemos o que esperar e com O melhor de mim não foi diferente.
Amanda e Dawson são duas pessoas de classes sociais totalmente diferentes que se apaixonaram na adolescência e viveram um intenso romance.
Ela é de uma família rica e bem sucedida enquanto ele é de uma família humilde onde todos os seus familiares e principalmente o seu pai tem uma longa ficha policial por agressões, roubo e tráfico de drogas.
O romance acontece de forma natural e muito intensa, porém por conta da enorme diferença social existente entre eles, Dawson acaba abrindo mão de seu grande amor para que ela possa continuar tendo uma vida boa e bons estudos.


 "Estava sozinho, mas por uma escolha consciente e da qual, mesmo àquela altura, não se arrependia. Sobretudo àquela altura. Porque ninguém poderia ter substituído Amanda, ninguém jamais substituiria."


O reencontro de Amanda e Dawson acontece somente 25 anos depois quando Tuck (um grande amigo e "pai" do casal) falece e deixa instruções para que o seu advogado una os dois novamente em seu enterro.
É a partir dai que podemos sentir realmente a intensidade do amor dos dois e junto com eles descobrir que um sentimento tão forte como esse nunca acaba.


"Porque você não é só alguém que amei no passado. Você era minha melhor amiga, a melhor parte de quem eu sou, e não consigo me imaginar desistindo disso outra vez. – Ele hesitou, buscando as palavras certas. – Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo."


Peguei esse livro para ler no meio de uma ressaca literária das feias e por isso acabei demorando uma semana para lê-lo mesmo ele tendo menos de 300 páginas.
Confesso que não sei se foi por esse motivo ou não, mais a leitura acabou demorando bastante para engrenar e eu só consegui me envolver e gostar mesmo da história depois da página cento e cinquenta.

No começo eu achei a narrativa um pouco parada e cansativa demais e não conseguia entender aonde Nicholas queria chegar com essa história, porém como sempre o autor nos trás um final arrebatador, emocionante e que nos faz refletir muito sobre a vida.
É exatamente com esse final que O melhor de mim me ganhou.
Aconselho muito a leitura mais indico para que você somente leia quando estiver com o espirito Nicholas Sparks e estiver disposto a encontrar pela frente todos aqueles dilemas e momentos tristes que só ele sabe abordar tão bem. 
________________________________________


8 comentários:

  1. Quando fazia teatro meu diretor sempre dizia que o começo da peça faz com que as pessoas continuem assistindo mas o final é que faz elas voltarem. Acho que o Nicolas utiliza isso, os finais dele sempre são muito bons.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Taís...é a primeira vez que acesso seu blog e gostei muito do seu trabalho, parabéns..pretendo acompanhar sempre de agora em diante!
    Li esse livro em dois dias..terminei no sabado e fiquei tocada com a história....gosto de vários generos de literatura mas o romance é sempre imbatível....esse livro me conquistou assim como Delírio! Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá Tais...esse é o meu segundo comentário do dia...gostaria de saber como participar das promoções do seu blog, pois não tenho twitter nem facebook. É possível? Obrigada e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Venessa
    para a promoção da colar + anel e a promoção do livro Delírio é possivel sim basta você se cadastrar nos formulários com o seu nome e e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Oi tais, é tão esquisito ver o Nicholas em outra casa (editora) que não seja a Novo Conceito, não acha? Sim, sou louco! hahaha
    Eu amo os livros do Nicholas, mas estou dando um tempo dele por enquanto. Desde de "Um Homem de Sorte" eu meio que enjoei um pouco da narrativa desse tio, claro que pretendo me "curar" logo e pegar esse livro, que tem uma capa LINDA! =D

    Beijão,
    Will
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  6. Oi Tais
    Ainda não li esse livro porque estou com ressaca literária rs
    eu li O milagre dele, e a leitura demorou a engrenar e isso me desanimou muito. Já sei que vou chorar nesse livro, e já vou preparando meus lencinhos.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Taís!

    Não sou tão fã assim do Sparks, então ainda não li esse livro. Acho as histórias dele meio impossíveis demais hahahaha

    Mas é bonitinho, quando você tá no clima. Só vi comentários positivos sobre o livro, então deve ser bom. Quem sabe eu pegue um dia pra ler! :D

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei do aviso! É um livro que quero ler, tenho visto resenhas bem legais sobre ele, mas ando com um tiquinho de ressaca literária. Tanto que estou há 1 semana com o mesmo livro e não cheguei na metade, é o caos! rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir



Topo